ZPOLURAS é uma plataforma cultural orientada para a criação, desenvolvimento e promoção da arte contemporânea nos domínios da música, poesia, artes visuais e performativas. As opções estéticas da ZPOLURAS movem-se preferencialmente no sentido da experimentação e da espontaneidade, abrangendo uma dimensão alargada de abordagens, linguagens e tradições no processo criativo.
Com este movimento cultural pretende-se agregar um conjunto de meios para possibilitar a expressão artística livre, alternativa e provocatória, por forma a combater a estagnação, a formatação e a globalização da mente humana dos nossos dias.
Com sede em Peniche, a ZPOLURAS constituiu-se como associação cultural sem fins lucrativos em 2016, embora a actividade desta plataforma remonte a 2008 com a fundação do P.R.E.C. (Projecto Ressonante Experimental Criativo), um colectivo artístico multidisciplinar cujo percurso de espectáculos em diversos pontos do país, viria a dar origem à criação do Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia (MIA) em Maio de 2010.